line-dashed

Sobre o Tratamento pelo método de Ponseti

O tratamento do PTC antigamente era muito complicado, envolvendo técnicas de manipulação com gesso e cirurgias que tinham maus resultados.
Ponseti foi o ortopedista que revolucionou o tratamento do PTC com uma técnica simples, mas extremamente eficaz: a manipulação com trocas gessadas.

Pelo método de Ponseti, o pé invertido é trazido progressivamente à posição correta, por manipulações e gessos corretivos que vão da coxa ao pé e de trocas semanais. Ao final, 95% dos pacientes passarão por uma tenotomia – o corte do tendão de Aquiles, para recuperar a capacidade de puxar o pé para cima.

Este método de tratamento é excelente, tornando o PTC um pé flexível, indolor e totalmente funcional, com baixo índice de recidivas e baixíssima necessidade de intervenção cirúrgica maior do que a tenotomia.

Como faço para receber o tratamento?
Para receber o tratamento, você precisa preencher um formulário (clique aqui).

Nós temos alguns critérios muito importantes de serem seguidos:
- A família precisa provar que não tem recursos para arcar com o tratamento.
- A família precisa ter recursos próprios para vir às consultas, pois o Projeto, por enquanto, não pode arcar com o transporte dos pacientes.
- A família precisa ser retirar o gesso em casa, antes da consulta. 
- A família precisa ser pontual e não faltar. Só serão toleradas faltas com os devidos atestados médicos. Após uma falta não justificada, o paciente perderá a possibilidade de tratamento e abrirá espaço para um novo bebê iniciar.
- O bebê precisa ter até seis semanas de idade no momento de iniciar o tratamento. Isso é importante, pois aumentamos as chances de sucesso.
- Temos uma disponibilidade limitada de horários de atendimento e, por isso, é possível que você entre na fila e não seja contemplado(a). Uma vaga somente é liberada quando um de nossos pacientes faz a tenotomia e, portanto, libera espaço para iniciar um novo gesso.
- No momento, nós não atendemos recidivas (mesmo as que venham a ocorrer após o nosso tratamento). Pacientes mais velhos podem necessitar de procedimentos hospitalares, com os quais o Projeto ainda não pode arcar. Esperamos que, futuramente, isso se torne realidade e consigamos tratar todos os casos, indiferentemente da idade.


CRONOGRAMA DE TRATAMENTO   

PROCEDIMENTO PERIODICIDADE
Gessos corretivos semanais  Entre 5 e 7 semanas
Tenotomia + gesso Retorno após 3 semanas. O gesso só deve ser retirado se a órtese estiver pronta
Primeiro retorno. Orientação de colocação de órtese 23 horas por dia.
Segundo retorno Em uma semana
Terceiro retorno Em uma semana
Quarto retorno Em duas semanas
Quinto retorno Em um mês
Sexto retorno Em um mês – baixa para 16 horas por dia.
Sétimo retorno Em uma semana
Oitavo retorno Em uma semana
Nono retorno Em duas semanas
Décimo retorno Em um mês
Décimo primeiro retorno Em um mês
Décimo segundo retorno em diante Trimestrais
effect

Inscreva-se para o tratamento

img