line-dashed
line
img1

Fase de Gesso

O período de gesso pode parecer o mais difícil, mas é, na realidade, o mais fácil: o médico faz todo o trabalho pesado.
Com o gesso colocado, a criança pode ficar um pouco irritada, principalmente por não poder mais esticar os joelhos e os pés.

Os gessos são trocados toda semana. Caso o gesso escorregue, ele precisa ser tirado imediatamente.

Uma grande dúvida dos pais é se o gesso atrapalhará o crescimento: fiquem tranquilos, ele não atrapalha! Normalmente, as “gordurinhas” crescem por cima do gesso, como se fosse um “cogumelo”. O aspecto é meio esquisito, mas tudo fica normal novamente quando tiramos o gesso.

Cuidados no período de gesso

O principal cuidado é não molhar o gesso, pois isso pode deformá-lo. Então, para o banho, sempre o enrole com plástico e evite ao máximo molhar.

Caso a parte de cima do gesso suje de fezes, não se preocupe: basta limpar com um pano úmido (não molhado, nem encharcado!) e detergente, cuidadosamente. Normalmente, isso é suficiente. Se estiver muito sujo, além da possibilidade de limpeza, entre em contato com seu médico.

Fique de olho sempre na coloração dos dedinhos do seu bebê. Ao apertá-los, eles devem ficar brancos, e a cor retornar em até 2 segundos. Se estiver roxo, geralmente, mudar a posição (colocar a perna para baixo ou para cima) deve melhorar a circulação. O gesso não corta a circulação do pé (se isso acontecer, o bebê chorará inconsolavelmente), mas, se houver alguma alteração, informe seu médico.

É também super importante ficar de olho para o gesso não escorregar. Quando o gesso escorrega, ele deforma todo o pé, comprometendo o tratamento. Por isso, se você perceber que os dedos estão entrando no gesso, avise seu médico imediatamente. Ele provavelmente pedirá que você remova o gesso.

Como é feita a tenotomia?
Ponseti recomendava que as tenotomias fossem feitas no consultório, com anestesia local, de forma percutânea, com um bisturi, sem pontos para fechar, e é assim que fazemos.

Fique tranquilo(a)! O tratamento é, realmente, indolor. Seu bebê sentirá apenas a picada da anestesia (mas nós passamos um anestésico tópico para nem isso ele sentir) e a manipulação do pé (que, geralmente, irrita, porque eles não gostam que mexam nos seus pés!).

O corte do tendão não precisa ser total, mas o suficiente para que o pé seja colocado mais que 10 graus para cima.

A criança não precisa ficar de jejum; na verdade, recomendamos que os pais fiquem juntos durante o procedimento e, até mesmo, caso a mãe queira, amamente o seu bebê durante o procedimento, para tranquilizá-lo. Tudo é feito da forma mais humanizada possível!

Cuidados com o gesso pós-operatório

Os cuidados com o gesso pós-operatório são os mesmos dos gessos usuais, mas é importante lembrar:

Este gesso ficará por três semanas, então, cuidado para não quebrar ou sujar. Não se preocupe, porque ele não atrapalhará o crescimento do seu bebê.

É normal formar uma pequena mancha de sangue na parte do calcanhar após a cirurgia. O que não pode acontecer é o sangue manchar toda a parte inferior do gesso, ou escorrer sangue pelo pé. Se isso ocorrer, informe seu médico imediatamente!

effect

Inscreva-se para o tratamento

img